Theresa Catharina de Góes Campos

 

Clínica Cidadã

De: frederico queiroz [mailto:frederico.queiroz.frederico@gmail.com]
Enviada: qua 9/11/2005 09:32

Clínica Cidadã

Uma referência em saúde com responsabilidade social

Qualidade e preços acessíveis. Essa é a principal filosofia do Instituto de Medicina Especializada (IME) – Clínica Cidadã. Um novo modelo de atendimento médico-odontológico multidisciplinar que alia a prática da qualidade total e responsabilidade social com a prestação de serviços a preços acessíveis e competitivos para a comunidade de baixa renda do Município de Uberlândia e região do Triângulo Mineiro.

A Clínica Cidadã, livremente e com recursos próprios, investe tempo, talento e recursos materiais, promove e executa atividades sistemáticas de apoio ao desenvolvimento social da sua comunidade, pelo estimulo à cidadania. Ela defende a dignidade do homem e sua primazia sobre todos os outros valores de ordem material, equiparando assim o desenvolvimento social ao próprio bem comum. "Por esses e outros motivos, cobramos apenas R$30,00 pela consulta, preço único para todas as especialidades. Assim, praticamos o compromisso com a cidadania de todos aqueles que merecem ser tratados com o mesmo respeito e honestidade que defendemos para nós mesmos", explica a diretora-presidente Jussara Mendes Lopes Matsuda.

Segundo ela, o seu objetivo é diminuir o conflito social na área da saúde através da prestação de atendimentos médicos e odontológicos humanizados e éticos a preços acessíveis e competitivos, direcionados para as classes de baixa renda . "Nos propomos a atender a comunidade a preços acessíveis, principalmente nas áreas em que a demanda para a rede pública é muito alta como normalmente é para a Oftalmologia e a Ortopedia, a mesma comunidade que atualmente não consegue ser atendida pelo SUS, não possui nenhum tipo de convênio e não tem condições de arcar com os valores de uma consulta particular", afirma.

Para ela, a Clínica Cidadã vem de encontro às necessidades dessas classes (C,D e E), as quais não são totalmente atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Oferecemos hoje atendimento nas seguintes áreas: Oftalmologia, Ortopedia-Traumatologia, Angiologia-Cirurgia Vascular, Ginecologia-Obstetrícia, Clínica Médica e Odontologia", enumera. Na área de Oftalmologia, a clínica ainda realiza todos os anos o Projeto "Pequenos Olhares", quando oferece atendimento gratuito para 60 crianças de uma escola municipal de Uberlândia, bem como os óculos para a correção das ametropias.

"No momento, estamos realizando um estudo detalhado do nosso projeto inicial para em breve elaborarmos, desenvolvermos e praticarmos também campanhas educativas junto à comunidade de baixa renda que visam, por exemplo, a prevenção do Câncer de Mama, do Glaucoma, da Hipertensão e da Diabetes", reitera Jussara Mendes Lopes Matsuda. Ela diz que a Clínica Cidadã ainda não conta com parcerias e nenhum incentivo fiscal por parte do Estado, mas que é de interesse de todos, buscá-los em breve. As instituições religiosas, os sindicatos e as associações serão prováveis parceiros na divulgação da clínica para o seu respectivo público ou criarão oportunidades para serem realizadas palestras educativas e/ou trabalhos voluntários.

"Também serão nossos parceiros: laboratórios de análise clínica, centros de radiologia, farmácias, hospitais para a realização de cirurgias, entre outros. Esses serão escolhidos pela clínica para receberem os nossos clientes, os quais deverão ser atendidos dentro da nossa missão: serviço de qualidade a preços acessíveis", enfatiza. Jussara Mendes Lopes Matsuda lembra que o projeto inicial foi estudado e implantado pelos seus acionistas e que a equipe interna é treinada e motivada sempre para o acolhimento dos seus clientes, seguindo rigorosamente os princípios do projeto. "Os profissionais da clínica estão habilitados para ouvir e dar a devida importância às sugestões, críticas e análises dos colaboradores", completa.

A Clínica Cidadã deverá crescer tão logo seja feito um trabalho de comunicação externa, adequado para o seu público-alvo, uma vez que a demanda é comprovadamente latente. Ela deve ser auto-sustentável com os recursos obtidos com os atendimentos e procedimentos realizados pela mesma. A sua meta é atender 10% desta população no intervalo de 10 anos ( 48.000 pessoas). Reposicionada como um serviço socialmente responsável, a clínica é direcionada para a diminuição dos problemas de saúde da comunidade e o aumento considerável do seu bem-estar social, da sua dignidade, ou seja, o seu compromisso é com o desenvolvimento social.

Os resultados são imensuráveis e o desempenho econômico não é a única responsabilidade da empresa. A clínica desenvolve ações sociais com critério, responsabilidade e inclusão social como parte direta e/ou indireta da estratégia de desenvolvimento de seus negócios, tanto para o seu público interno como para a comunidade com a qual se relaciona. "A Clínica Cidadã é rentável perante os objetivos propostos pelos seus acionistas, pois alia lucro à visão social, a valores éticos que embasam a sua filosofia como: honestidade, integridade, competência, amizade, solidariedade, transparência e, antes de tudo, amor e prazer em servir ao próximo", finaliza Jussara Mendes Lopes Matsuda.

Maiores informações:
Frederico Augusto Queiroz – Mtb. 5.699/JP - MG
Agência Fala Brasil
Telefone: (34) 3216-4051 / 8811-6510
 
 

Jornalismo com ética e solidariedade.