Theresa Catharina de Góes Campos

 

Artistas mexicanos questionam o consumismo na 5ª Bienal do Mercosul

 O calendário asteca dos irmãos De La Torre mescla vidro, materiais industrializados e imagens para abordar a sociedade atual

Exposta no Armazém A3 do Cais do Porto, a obra El Sexto Sol, dos irmãos Einar e Jamex de La Torre tem chamado a atenção do público que visita a 5ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre/RS. Foi preciso quase uma semana de trabalho dos artistas e montadores da exposição para concluir a peça que integra o vetor “Da Escultura à Instalação” da mostra.

Composto de materiais diversos como vidro, cuias de chimarrão e figuras em gesso, El Sexto Sol representa o sol nascente do oriente, o segundo grande império que dominou a expansão mundial das lojas de R$1,99. O trabalho representa a atualidade e o que se vê no centro da obra é, como definem os irmãos De La Torre, “a decadência que se passará com o império norte- americano”.

Composto por um misto da cultura asteca e chinesa, o calendário foi fabricado com materiais que, em sua maioria, foram comprados em lojas de R$1,99 e feitos na China. “Fabricamos várias peças de vidro soprado em uma fábrica de Gramado/RS e as utilizamos em combinação com peças de vidro sopradas na China, compradas em lojas de R$1,99”, explicam os De La Torre.

Acostumados a utilizar produtos vendidos em lojas populares, os irmãos dizem não julgar a realidade do consumismo, o objetivo da obra é apenas mostrá-la ao público para propor o questionamento. “Por trabalharmos seguidamente com esses materiais, notamos como estes objetos estão pouco a pouco ganhando o espaço que antes pertencia aos produtos feitos artesanalmente em cada parte do mundo”, avaliam.

Jamex de La Torre nasceu em 1960 em Guadalajara, mesma cidade de Einar de la Torre, nascido em 1963. Os irmãos se mudaram em 1972 para a Califórnia (EUA) e desde então trabalham tanto no México como nos Estados Unidos. Nos últimos 18 anos, têm desenvolvido suas peças em vidro fundido.

A visitação à 5ª Bienal do Mercosul está aberta desde o dia 1º de outubro e encerra dia 4 de dezembro, em espaços da cidade de Porto Alegre/RS: no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), no Santander Cultural, na Usina do Gasômetro, no Cais do Porto, no Largo Glênio Peres, no Paço dos Açorianos, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa e na orla do Guaíba.

Porto Alegre, 31 de outubro de 2005

Informações para a imprensa:

Contato Assessoria de Imprensa: 55 (51) 3226.7722/ 3226.7710

Ana Paula da Rocha – 55 (51) 8135.4010

Giuliana Giavarina – 55 (51) 9985.7555

Gustavo Rizzi - 55 (51) 8454.1025 (atendimento à imprensa internacional)

Sarah Goulart – 55 (51) 9108.7621

Sinara Oliveira – 55 (51) 8146.7786

imprensa@bienalmercosul.art.br

www.bienalmercosul.art.br

Jornalista Responsável:

Raquel Boechat 55 (51) 8121.7061
Enfato Comunicação Empresarial

55 (51) 3333.7832/ 3333.9912

Bienal do Mercosul

Realização

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Patrocinadores Master

Gerdau

Petrobras

Santander Cultural / Banco Santander

Patrocinador do artista homenageado Amilcar de Castro

Refap

Patrocinadores de Mostra

Ipiranga, Lojas Renner, Nacional, Vonpar

Patrocinadores dos Artistas Convidados

MasterCard, Souza Cruz

Patrocinador do Livro “Uma História Concisa da Bienal do Mercosul”

Habitasul

Patrocinador da Ação Educativa

Gerdau

Apoiador da Ação Educativa

RBS

Segmentos

Varig – Cia. Aérea Oficial

Ferramentas Gerais - Ferramenta

Apoiadores

Blue Tree Towers, Digitel, Engex, Fibraplac, Grupo Avipal, ICBNA, Maiojama, Master Hotéis, Nestlé, Perto, Plaza Hotéis, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Randon, Tintas Renner

Apoio Governamental

Secretaría de Relaciones Exteriores de México - Embajada de México en Brasil - Consejo Nacional para la Cultura y las Artes / México

Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto del Gobierno de Argentina

Apoio Institucional

Governo Federal – Ministério da Cultura – Lei Rouanet

Governo Estadual – Secretaria da Cultura – LIC

Governo Municipal – Prefeitura de Porto Alegre

Projeto auditado por

PricewaterhouseCoopers

 

Jornalismo com ética e solidariedade.