De: "REYNALDO FERREIRA"
Data: Fri, 08 Apr 2005 17:37:47 -0300
Para: theresa.files@gmail.com

---

Prezada Theresa, A jornalista Martha Beatriz Roque Cabello foi condenada a vinte anos de prisão por discordar do regime tirano de Fidel Castro, que, desde a Resolução 180/2003, impôs censura até mesmo na internet. Por isso, não sei como ela consegue ainda manter seus sítios noticiosos sobre o que acontece em Cuba e nos demais países da América Latina que se encontram ameaçados de perder ou que já perderam a liberdade, como a Venezuela e a Colômbia, onde atua há mais de quarenta anos o bando de terroristas mais sanguinário da América Latina, as FARC. Em um de seus sítios, por exemplo - que você pode encontrar pelo google - ela revela que o ministro Palocci, quando prefeito de Ribeirão Preto, criou uma instituição denominada Comitê de Apoio e Solidariedade às FARC. Por isso, faz sérias advertências sobre o governo petista que aí está. Ela é conhecida mundialmente por essa luta que empreende há vários anos contra Fidel, preparado pela Cia para derrubar Fulgêncio Batista que, depois - como ocorreu também com Saddam Hussein - tornou-se um tirano, que sufoca o povo cubano, apesar de figurar na lista da revista Fortune, como detentor de uma das maiores fortunas do mundo. Há pouco, por meio de outra resolução, Fidel Castro restringiu o turismo a Cuba, criando sérias dificuldades, tanto para os que procuram visitar a ilha, como para os cubanos que têm naquele tipo de atividade seu meio de subsistência. Penso, por isso, que se pudermos ajudar em alguma coisa, devemos fazê-lo. Abraços. REynaldo.

InEnglish --- EnCastellano

Bom-dia! Por favor, leiam, se possível respondam, e retransmitam a seus amigos esta mensagem chegada de Havana. Muitíssimo obrigado. Que a Providência os recompense!

Cidade de Havana, 5 de março de 2005.

Estimados amigos:

* A Cuba atual está dominada por um regime comunista, similar aos que em 1989 se extinguiram no Leste Europeu. Desde mais de 46 anos, o poder é exercido por um mesmo homem e existe um partido único, não se permite discordar das políticas oficiais, e a Anistia Internacional declarou Cuba o país com o maior número de presos de consciência do mundo. No plano econômico, o povo está afundado na miséria: o salário médio mensal não alcança os 10 dólares. Enfim, violam-se todos os direitos humanos.

* Em meio a esta situação, várias centenas de pequenas organizações independentes, não legalizadas, decidiram coligar-se para formar a Assembléia para promover a Sociedade Civil e reunir-se pacificamente em Havana, no próximo dia 20 de maio, com o fim de debater vias para democratizar Cuba.

* É fácil compreender que nessas circunstâncias, e frente ao poder do Estado totalitário, nosso projeto necessite do apoio e do alento do maior número possível de homens e mulheres de boa vontade do mundo.

* Nesse sentido, convidamo-los respeitosamente a que nos escrevam dando-nos suas valiosas opiniões e, se assim desejarem, enviando seu respaldo a nossos pacíficos esorços.

Esperamos poder responder a todos e a cada um, com muita estima e reconhecimento.

* Podem nos escrever ao correio eletrônico marthabeatrizroque@yahoo.es ou fazer clic nos links que encontrarão ao final.

Em nossas respostas, incluiremos o link para que visitem nosso web site e lhes daremos um telefone nosso em Havana.

Agradecendo de antemão vossa gentil atenção à presente, somos, atenciosamente,

Félix Antonio Bonne Carcassés - René Gómez Manzano - Martha Beatriz Roque Cabello.

Ex-prisioneiros políticos cubanos, co-autores do documento "A Pátria é de Todos", e membros do grupo executivo da Assembléia para Promover a Sociedade Civil em Cuba.

* Por favor, de preferência, use os seguintes links para comunicar-se conosco:

MinhaAdesao (se não houver inconveniente, coloque seu nome e o país onde reside)

MinhaAjuda (escreva-nos de que maneira pode difundir esta carta em seu país, à imprensa, autoridades civis e religiosas, organizações não-governamentais e humanitárias, amigos, colegas, etc.)

MinhasDuvidas

MinhaDiscrepancia

MinhaOpiniao

DesejoReceberMaisInformacoes (link do web site, telefone para contato em Havana, fotos, etc.)

Remover

Novamente, muito obrigado por vossa atenção e compreensão.

Tradução: Graça Salgueiro