Assunto:
Mostra: "Raymond Depardon, um fotógrafo com duas
câmeras"
Mostra: "Raymond Depardon, um fotógrafo com duas
câmeras"
de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2005
Filho de camponeses, Raymond Depardon nasceu em
Villefranche-sur-Saône em 1942. Aos 12 anos, já
demonstrava interesse pela fotografia, paixão
que o fez instalar, no sótão da pequena fazenda
familiar, um pequeno laboratório fotográfico. No
início da adolescência, de posse de uma velha
Rolleiflex comprada por seus pais, Depardon vai
a Paris e torna-se assistente do fotógrafo Louis
Foucherand. Ao fim de seis meses, Foucherand
associa-se a agência Dalmas e o jovem,
desempregado, passa a tirar fotografias e
vendê-las aos jornais. Em junho de 1960, é
contratado pela Agência Dalmas e viaja, à
convite de seu diretor, para a África, com a
tarefa de seguir a expedição S.O.S - Sahara.
De volta à França, e depois de trabalhar durante
longo período como fotógrafo de celebridades,
funda, em 1966, ao lado de mais dois fotógrafos,
a mítica agência Gamma pela qual partiu em
reportagem à Biafra e à Praga, viagem que lhe
rendeu sua primeira experiência como cineasta.
Nela filmou seu primeiro curta-metragem: Jan
Palach - registro da imolação de um jovem
estudante que protestava contra a situação
política do país. Suas pretensões como homem de
imagens nunca se restringiram às fotográficas.
Seu gosto pelo cinema remonta às suas primeiras
inclinações pela fotografia quando tentava, com
uma simples máquina fotográfica, simular planos
seqüências.
Em 1974, Depardon segue Valéry Giscard d'Estaing,
ministro gaulista, em sua campanha para a
Presidência da França. O filme, 1974, um
presidente em campanha que a Cinemateca
Brasileira exibirá durante a mostra, ficou
proibido por 28 anos em razão do protesto de seu
principal personagem, o próprio Giscard, que o
considerou um tanto "irreverente". Em 1980, já
desligado da Gamma e da Magnum, à qual havia se
filiado em 1979, organiza, juntamente com
Pascale Dalman, a produtora Double D, que
produzirá e distribuirá os seus filmes a partir
dessa data. A partir daí, sua carreira segue num
ritmo acelerado. Dentre os filmes que realizou,
além de 1974, um presidente em campanha,
a Cinemateca Brasileira exibirá, com o apoio
da Cinemateca da Embaixada da França: Alguma
novidade em Garet; Instantes de audiência;
Perfis camponeses: a aproximação;
Perfis camponeses: o cotidiano; Presos em
flagrantes e Urgências.
Herdeiro do cinema direto, cujos líderes tem por
nome Richard Leacock, Frederick Wiseman e D. A.
Pennebaker, Raymond Depardon é um dos exemplos
raros daqueles que passaram com êxito da
fotografia para o cinema. Homem de duas câmeras,
fotógrafo e cineasta estão, em Depardon, sempre
juntos e se explicam reciprocamente. Depardon
nunca abandonou sua primeira câmera, à diferença
de outros homens de cinema que vieram da
fotografia e que talvez a tenham abandonado
devido a uma suposta hierarquia dos meios,
segundo a qual o cinema é mais importante, mais
prestigiado e mais avançado que a fotografia.
Mesmo ao examinarmos apenas o Depardon cineasta
não poderemos esquecer aquela outra máquina,
aquela que abriu seu caminho para a imagem.
Núcleo de Programação
Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana
- São Paulo (SP)
próxima ao Metrô Vila Mariana
Maiores Informações pelos telefones: 5084-2177
(ramal 210) ou 5081-2954
ingressos: R$ 8,00 (inteira)
R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e
Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada
gratuita mediante a apresentação da carteirinha.
Programação:
dia 30/11 (quarta-feira)
14h30 Alguma novidade em Garet e Perfis
camponeses: a aproximação
16h30 Alguma novidade em Garet e Perfis
camponeses: o cotidiano
dia 01/12 (quinta-feira)
15h00 Instantes de audiência
17h00 Presos em flagrante
19h10 Instantes de audiência
21h15 1974, um presidente em campanha
dia 02/12 (sexta-feira)
15h00 1974, um presidente em campanha
16h50 Instantes de audiência
18h50 Presos em flagrante
21h00 Alguma novidade em Garet e Perfis
camponeses: a aproximação
dia 03/12 (sábado)
15h00 Instantes de audiência
17h05 1974, um presidente em campanha
19h00 Instantes de audiência
21h00 Alguma novidade em Garet e Perfis
camponeses: o cotidiano
dia 04/12 (domingo)
14h00 Alguma novidade em Garet e Perfis
camponeses: a aproximação (sessão gratuita)
16h00 Alguma novidade em Garet e Perfis
camponeses: o cotidiano (sessão gratuita)
Fichas técnicas e sinopses:
1974, um presidente em campanha
(1974, une partie de campagne), de Raymond
Depardon
França, 1975, 35mm, cor, 90’ - legendas em
português
Sinopse: O documentário registra a campanha do
candidato que acabaria eleito presidente da
França, Valéry Giscard d’Estaing. Uma vez
eleito, o presidente se opôs à difusão do filme,
motivo pelo qual este, que deveria ser o
primeiro longa de Depardon, só chegou ao público
em 2002.
Alguma novidade em Garet
(Quoi de neuf au Garet), de Raymond Depardon
França, 2004, 35mm, cor, 10’ - legendas em
português
Sinopse: A fazenda do Garet está à venda. Dois
irmãos, Raymond e Jean Depardon, conversam sobre
o passado e o futuro da propriedade.
Instantes de audiência
(10ème chambre, instants d’audience), de Raymond
Depardon
França, 2004, 35mm, cor, 105’ - legendas em
português
Sinopse: De maio a julho de 2003, Depardon e sua
equipe acompanharam as audiências da 10a Câmara
Correcional de Paris. O filme é um testemunho
sobre o funcionamento da máquina judiciária
francesa e é tecido a partir de 12 casos de
homens e mulheres que um dia se encontram face a
face com a justiça.
Perfis camponeses: a aproximação
(Profils paysans: l’approche), de Raymond
Depardon
França, 2000, 35mm, cor, 90’ - legendas em
português
Sinopse: Primeira parte da trilogia de Depardon
sobre o mundo rural francês. Neste documentário,
o diretor traça um perfil dos camponeses, uma
classe esquecida, que só é lembrada, nos dias de
hoje, quando catástrofes climáticas ou epidemias
colocam-na sob o foco dos noticiários.
Perfis camponeses: o cotidiano
(Profils paysans: le quotidien), de Raymond
Depardon
França, 2004, 35mm, cor, 90’ - legendas em
português
Sinopse: Segunda parte do projeto, na qual
Depardon mostra as diferentes gerações que
ocupam o campo, como os jovens que se instalam
em fazendas. Nesse documentário, ele também
aborda os problemas da herança e da transmissão
de patrimônio.
Presos em flagrantes
(Délits flagrants), de Raymond Depardon
França, 1994, 35mm, cor, 109’ - legendas em
português
Sinopse: Depardon acompanha o processo pelo qual
passam os suspeitos pegos em flagrante; da sua
chegada à delegacia até o primeiro contato com
os advogados. Revelam-se uma série de
procedimentos que, geralmente, acontecem por
trás das portas fechadas.