Theresa Catharina de Góes Campos

  PREMIADO  ESPECIAL  DE  TV  QUE  ENSINA  COMO  CONVERSAR  COM  CRIANÇAS SOBRE   AIDS   E    HIV

De: PR Newswire Brasil
Para: THERESA CATHARINA DE GÓES CAMPOS
Assunto: O especial de TV da África do Sul 'Takalani Sesame's Talk to Me' foi distinguido com o conceituado Japan Prize
03 de novembro de 2005 12:46 HORALOCAL


O especial de TV da África do Sul 'Takalani Sesame's Talk to Me' foi distinguido com o conceituado Japan Prize

Pesquisa independente constata que duplica a probabilidade dos pais conversarem com seus filhos sobre HIV e SIDA, quando expostos ao especial de TV

NOVA YORK e CAPE TOWN, África do Sul, 3 de novembro /PRNewswire/ -- O especial de TV, Takalani Sesame Presents: Talk to Me, baseado na iniciativa de multimídia que tem como objetivo transmitir mensagens sobre como conversar com as crianças sobre HIV e SIDA, foi selecionado como o melhor programa na categoria de Educação, no início desta semana, armazenando para si próprio o Prêmio Governor of Tokyo na Competição Japan Prize (Prêmio Japão). O Japan Prize exalta os meios de comunicação que tenham contribuído para o avanço da televisão educativa no mundo todo.

"Sentimo-nos orgulhosos por fazermos parte de um projeto que estimula a comunicação eficaz, cooperação, orgulho na própria cultura e respeito pelos outros", disse Gary E. Knell, Presidente e CEO do Sesame Workshop. "Em nome de todos os parceiros, queremos agradecer o Japan Prize por esta prestigiosa distinção".

O projeto Takalani Sesame continua a causar um impacto mensurável com as crianças e suas famílias, pois a seqüência televisiva tão querida pelas crianças introduziu um foco educacional especial em HIV e SIDA em 2002. Estudos concluídos por pesquisadores independentes sul-africanos têm demonstrado resultados positivos:

-- Dados de um estudo da Saúde e Desenvolvimento da África (Health and Development Africa) demonstraram que duplica a probabilidade dos pais e dos provedores de cuidados, que assistiram segmentos do especial de televisão 'Talk to Me' (Fale comigo), de conversarem com as crianças sobre HIV em suas residências, quando comparado com os provedores de cuidados que não tenham assistido ao programa (1);

-- Crianças pequenas (entre 3 e 6 anos de idade) que estiveram expostas ao especial de TV Takalani Sesame demonstraram proveitos substanciais em quatro áreas (conhecimento básico, proteção com sangue, discriminação e adaptação em doenças) da instrução sobre HIV e SIDA que o Khulisa Management Services testou:(2); e

-- Os resultados da pesquisa da Khulisa Management sugerem também que o Takalani Sesame pode exercer um papel no aperfeiçoamento da comunicação entre educadores e crianças: Os educadores que estiveram expostos a episódios da seqüência, estiveram mais propensos a falarem sobre HIV e SIDA em suas salas de aula do que os que não estiveram expostos.(2)

"Os materiais para o especial 'Talk to Me' foram testados utilizando um design clássico experimental como de uma triagem controlada", disse o Dr. Gill Schierhout, Diretor da Health and Development Africa. "A capacidade de encontrar um efeito foi possível já que a apresentação da intervenção manteve-se totalmente sob o controle do processo de pesquisa. O grupo de comparação designado aleatoriamente nos permitiu identificar os efeitos da intervenção na comunicação entre criança-provedor de cuidados de uma maneira mais rigorosa do que seria possível em estudos de observação".

"Os estudos independentes do projeto Takalani Sesame destacam o amplo impacto da série de TV como um empenho que efetivamente alcança, ensina e envolve os cidadãos mais jovens da África do Sul", disse a Dra. Helene Aiello, Diretora de Educação da Khulisa Management Services. "Antes do 'Talk to Me', os professores e os pais geralmente não discutiam HIV e SIDA com as crianças. A iniciativa lhes proporcionou uma oportunidade para abrir a discussão de uma maneira não ameaçadora, e os recursos disponibilizados permitiram um aprendizado interativo e criativo".

As iniciativas de difusão do projeto também têm resultado no desenvolvimento de materiais inovadores, projetados para alcançarem crianças e seus provedores de cuidados em seus idiomas domésticos. Estes materiais, incluindo cassetes de vídeo e áudio, e recursos impressos, tais como: livros de estórias, cartazes, suplementos de jornais e manuais de educadores. Eles foram amplamente distribuídos para educadores, pais e provedores de cuidados, e estimou-se terem beneficiado mais de 2 milhões de crianças em quatro regiões do país.(3) Estes recursos reforçaram e expandiram as mensagens educativas nos programas de rádio e televisão do projeto Takalani Sesame e exerceu um importante papel no sucesso do projeto.O Projeto Takalani Sesame incorpora um currículo inovador, criado por educadores sul-africanos, peritos em desenvolvimento infantil, roteiristas e produtores de filmes, para estimular as crianças menores desenvolverem a alfabetização, habilidades para a aritmética, e aptidões para a vida. Direcionadas para crianças entre 3 e 7 anos de idade, as lições do Takalani Sesame são ilustradas através de humor, música, fantasia e situações da vida diária.

O projeto Takalani Sesame é uma parceria da South African Broadcasting Corporation (SABC), Kwasukasukela e o Sesame Workshop. O Takalani Sesame é transmitido para as crianças da África do Sul através de recursos que têm sido fornecidos em parte pela Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (United States Agency for International Development) num apoio do Departamento de Educação da África do Sul e do Sanlam, o patrocinador corporativo exclusivo do projeto. A pesquisa requisitada para este projeto foi administrada por um comitê conjunto de parceiros do projeto.

(1) Health and Development Africa (2005). (Saúde e Desenvolvimento da África) Impact Assessment of a New Programming Component on HIV and AIDS for Takalani Sesame. (Avaliação do Impacto de um Novo Componente de Programação sobre HIV e SIDA para o Projeto Takalani Sesame) Relatório preparado para o Projeto Takalani Sesame com a aKa Associated e a Social Surveys Africa. Rosebank, África do Sul.

(2) Khulisa Management Services (2005). Impact Assessment of Takalani Sesame Season II Programme (Avaliação do Impacto do Programa da Temporada II do Projeto Takalani Sesame). Relatório preparado para o Projeto Takalani Sesame na SABC Education Television. Johannesburg, África do Sul.

(3) Takalani Sesame Project. (2004). Reach of the Outreach Component of Takalani Sesame (Alcance do Componente de Difusão do Takalani Sesame): Relatório Preparado pelo Sesame Workshop. Johannesburg, África do Sul.

Contato:Beatrice Chow, Sesame Workshop, (212) 875-6586 beatrice.chow@sesameworkshop.org


FONTE Sesame Workshop
03/11/2005
CONTATO: Beatrice Chow, Sesame Workshop, +1-212-875-6586,
beatrice.chow@sesameworkshop.org
Web site: http://www.sesameworkshop.org


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: SESAME WORKSHOP

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira
responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não
implica em custo.

 

Jornalismo com ética e solidariedade.